Você sabe o que é o TCAP (transtorno da compulsão alimentar periódica)?

08/08/2019

O TCAP é um transtorno alimentar conhecido há bastante tempo, porém ainda nos dias de hoje é muito subdiagnosticado. É encontrado em 1% da população geral, mas entre as pessoas com obesidade, essa prevalência aumenta para cerca de 30%. A condição caracteriza-se por episódios de comer episódios de comer de forma compulsiva e descontrolada, em um curto período, com falta de controle do que se está comendo. Após esses episódios geralmente há associado um sentimento de culpa e vergonha de si mesmo, o que pode provocar receio em procurar ajuda médica ou, quando passam em consulta, não relatam que apresentam tal comportamento compulsivo. Ainda pior, é quando são julgados por um médico inexperiente que minimiza o problema e diz apenas que o paciente deve controlar o que come. Ao contrário disso, essa condição médica é complexa e possui componente genético, ambiental e também alteração de neurotransmissores cerebrais, por isso, o tratamento não é simples e pode ser necessário o uso de medicações. O seguimento médico regular e acompanhamento com psicólogo são de extrema importância.

É importante entender a complexidade do transtorno para que pessoas que apresentem esses sintomas procurem a ajuda de um endocrinologista para receberem tratamento adequado.

Um médico que apresente empatia e acolha o paciente sem julgá-lo pode, ajudar muito no tratamento a longo prazo.

Vale lembrar que existem muitas pessoas que acreditam ter “compulsão”, mas não apresentam os critérios diagnósticos específicos para TCAP. Por isso é importante um bom médico endocrinologista para o diagnóstico e tratamento corretos.